No último domingo (29), o Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), informou que o concurso da prefeitura de Bayeux-PB, foi temporariamente suspenso. A organizadora do certame disse em comunicado, que o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), recebeu uma denúncia de irregularidades sobre a contratação da organizadora, que afirmou que entrará com recurso junto do TCE.
O Idib argumenta que o autor da denúncia é diretamente ligado a outra banca organizadora de concursos. Para a instituição, a pessoa atuou “com indisfarçável interesse comercial”. Os gestores da banca estão confiantes de que provarão a lisura do processo e poderão dar continuidade ao certame.
“O TCE tem caráter preventivo quando abre processe para apurar as acusações. O Idib entrará com recurso no Tribunal, encaminhando informações para o conselheiro do caso, apresentando, dentre outros documentos, atestados de capacidade técnica e contratações em formato idêntico. Todos passaram pelo crivo do parecer jurídico da Advocacia Geral da União (AGU), convalidando sua capacidade técnica, capacidade jurídica e inquestionável reputação com atestados elogiosos ao final de cada certame”, declarou o instituto.
O concurso oferece 568 vagas, além de cadastro de reserva, para 34 cargos em todos os níveis de escolaridade, e com salários de até R$ 2,5 mil. O cargo com mais vagas é o de auxiliar auxiliar de serviços gerais, que oferece 100 oportunidades para pessoas com ensino fundamental incompleto. O cargo com maior salário é o de procurador municipal, que exige curso superior em direito e registro na OAB.