A vacinação contra a Covid-19 vem gerando inúmeras polêmicas, uma das principais, são os efeitos colaterais que o imunizante pode causar, como febre, dor de cabeça e dores no braço. Mas a alteração no ciclo menstrual aparece na lista desses possíveis efeitos? De imediato, a reposta é não. No entanto, inúmeras mulheres ao redor do mundo, relataram uma menstruação antecipada, intensa ou repleta de cólica após receberem a vacina.
De acordo com especialistas, não existe uma ligação comprovada entre a imunização e efeitos no ciclo menstrual, mas os mesmos afirmam que existem razões lógicas para essas possíveis alterações. A ligação plausível é que o revestimento do útero faz parte do sistema imunológico, assim como existem células imunológicas em quase todas as partes do corpo. Sendo assim, as células do sistema imunológico são necessárias na construção, manutenção e rompimento do revestimento do útero.
Logo após a vacinação, muitos sinais químicos com potencial para afetar as células do sistema imunológico estão circulando pelo corpo, assim sendo possível acontecer uma alteração no ciclo menstrual, explica Victoria Male, imunologista reprodutiva do Imperial College London, no Reino Unido.