De acordo com um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 9 mil pacientes da Paraíba sofrem com a falta de medicamentos fornecidos pelo SUS. O motivo é que o Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos Excepcionais (Cedmex), está com o estoque de 29 produtos zerado.
A escassez de remédios prejudica o tratamento de pessoas com Alzheimer, Esquizofrenia, Epilepsia, Diabetes, Hipertensão e outras doenças consideradas raras. Além disso, pessoas que realizaram transplantes também são prejudicadas. Porque o tratamento com os medicamentos é fundamental para a reação positiva de pacientes e impedir a rejeição dos novos órgãos, como fígado e coração.
Segundo o gerente executivo de Assistência Farmacêutica da SES, Felipe Santos, a compra dos medicamentos é realizada pelo Ministério da Saúde e repassada à gestão pública do estado. Atualmente, o quantitativo sem estoque representa cerca de 25% de todos os medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Estado da Saúde.
De acordo com a SES, o envio dos medicamentos faltantes deveria ter ocorrido entre os dias 10 e 20 de setembro deste ano. O lote é referente ao abastecimento dos estoques para os meses de outubro, novembro e dezembro.
Para Felipe Santos, alguns tratamentos podem ter a medicação substituída por recomendação médica, no entanto, doenças raras não possuem alternativas terapêuticas. “A opção de troca deve acontecer por escolha do médico, quando o remédio não faz efeito, do que pela falta do produto”, disse.