Nesta terça-feira (23), uma operação da Polícia Militar, desocupou a comunidade Dubai I, em João Pessoa. A ação cumpre uma decisão judicial do Ministério Público. A comunidade fica em uma área de preservação ambiental, com 15 hectares da mata atlântica remanescente do país. Segundo a PM, as pessoas devastaram grande parte da mata, para construir moradias irregulares.
A derrubada de árvores e queimadas é um crime ambiental, pois extingue diversas espécies da flora e fauna. Além do crime ambiental, a polícia constatou que a comunidade estava sendo dominada por integrantes de uma facção ligada ao tráfico de drogas. O líder do grupo, conhecido como “Sheik”, foi preso com arma e drogas, no último dia 9 de novembro.
Pelo menos 600 policiais militares participam da ação que desocupou mais de 400 famílias. A PM apreendeu vários tabletes de droga e prendeu um homem que tinha um mandado de prisão pelo crime de roubo.
Após a desocupação, a área deve ser cercada, para inibir novas ocupações, com o objetivo de resgatar o que sobrou do meio ambiente local.