O Governo do Estado zerou a fila de pacientes com cirurgias eletivas, cumprindo com a meta estabelecida desde 2019 quando a gestão lançou o Programa Opera Paraíba. De acordo com o governador João Azevêdo, mais de 12.400 cirurgias foram realizadas desde o início do programa, que deve ser mantido. A solenidade ocorreu no Palácio da Redenção na manhã desta quinta-feira (9).
“A solenidade é para marcar o ponto em que nós atingimos a meta inicial de outubro de 2019 quando lançamos o programa Opera Paraíba e que nós tínhamos identificado um pouco mais de 12 mil pessoas esperando numa fila para cirurgias eletivas. A gente tinha o objetivo de, em dois anos, zerar essa fila. E o que estamos celebrando hoje é essa conquista de que, mesmo com a pandemia, cumprimos a meta e realizamos mais de 12.400 cirurgias. Logicamente, que esse programa passa a ser permanente dentro do governo. A Paraíba não terá mais a fila da vergonha”, disse.
O Opera Paraíba foi retomado no último mês de agosto, após a diminuição das internações causadas pela covid-19. As especialidades oferecidas são de cirurgia geral, ginecológica, urológica, oftalmológica e da otorrinolaringologia. Além do público adulto, o programa também passou a contemplar crianças e adolescentes.