Pelo menos três municípios da Paraíba são possíveis alvos de desdobramentos da Operação Mercado Pacificado, que foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (13) pela Polícia Federal e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
A investigação apura o funcionamento de um cartel que domina as operações de coleta e resíduos em diversos estados do Brasil. Na Paraíba, os agentes cumpriram mandado de busca e apreensão em uma empresa localizada no município de Sousa, Sertão do estado. De acordo com o Cade, a investigação teve início a partir de acordo de leniência celebrado com o órgão em 2019.
“Os signatários apresentaram ao órgão antitruste evidências de condutas anticompetitivas que teriam sido praticadas com o intuito de favorecer licitantes e frustrar o caráter competitivo dos certames. Entre elas acordos entre concorrentes para fixação de preços, condições e vantagens em licitações públicas e privadas, divisão de mercado e de clientes, supressão de propostas e apresentação de propostas de cobertura, além de troca de informações comerciais e concorrencialmente sensíveis”, explicou o órgão.
Além de Sousa, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nas cidades de São Paulo/SP, Embu das Artes/SP, Suzano/SP, Itabuna/BA, Salvador/BA, Imperatriz/MA, São Luis/MA, Recife/PE, Duque de Caxias/RJ, Caxias do Sul/RS e Cachoeirinha/RS. Ao todo, 75 policiais federais e 57 integrantes do Cade participaram da operação. A operação conta com apoio do Ministério Público Federal (MPF).