A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apresentou ao Governo do Estado um projeto indicativo para que seja criada a Delegacia Especializada de Proteção e Defesa das Pessoas com Deficiência. Segundo o autor, o deputado Raniery Paulino, a medida tem como objetivo melhorar a prevenção e a proteção da pessoa humana.
“Ressalto a importância desse equipamento público que irá beneficiar um expressivo número de pessoas que enfrentam cotidianamente preconceitos, problemas de acessibilidade, insegurança, dentre outras dificuldades que geram dor e exclusão. Essa é uma ferramenta essencial e fundamental, pois permitirá o planejamento e o combate de eventos criminosos contra pessoas com deficiência”, destacou Raniery Paulino.
O projeto reforça ainda que as dificuldades enfrentadas cotidianamente pelas pessoas com deficiência na Paraíba são enormes, ocasionadas não só pela falta de segurança, mas também pelas falhas em atendimentos públicos e privados de saúde e, dentre outros pontos que, inclusive, tem vasto amparo legal e são diariamente descumpridos.
“Essas pessoas necessitam de um atendimento especializado, tendo em vista suas particularidades”, disse o deputado.