De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, Campina Grande não registrou casos novos ou mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas. Ainda segundo os dados divulgados hoje (16), a enfermaria do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, zerou a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria da Covid-19.
De acordo com Gilney Porto, secretário de saúde de Campina Grande, essa é a primeira vez desde o início da pandemia, em que não há nenhum caso novo de Covid-19 registrado. Além disso também é a primeira vez que o Hospital Pedro I não tem nenhum paciente internado em enfermaria.
“É um demonstrativo de que estamos superando a pandemia. A procura por testagem, neste momento, também indica isso, pois tem declinado nos últimos dias”, comentou.
A taxa de ocupação geral dos leitos de Covid-19 do SUS caiu para apenas 1% nas enfermarias e 10% nas UTIs. O número total de casos positivos, nesses dois anos, é de 57.830. Desse total, 56.631 pessoas se recuperaram. O que indica uma taxa de recuperação de 98% dos pacientes, superior à média nacional.
O Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, que é a referência no tratamento do vírus no município, tem 105 leitos de enfermaria e 60 de UTI. No momento, apenas três leitos de UTI estão ocupados por pacientes com Covid-19.
Com isso, a Secretaria de Saúde implantou uma recepção de emergência para pacientes com suspeita da doença e destinou a recepção principal do hospital para atendimento de outras emergências clínicas, atendendo a pacientes de várias patologias, com atendimento 24 horas de livre demanda.