O deputado federal Ruy Carneiro destacou a importância de ações educativas e fiscalizações mais frequentes no trânsito como medidas para reduzir os índices de mortes e acidentes no mês de conscientização Maio Amarelo.
Como coautor da Lei Seca, o parlamentar enfatizou que a preservação da vida deve ser a prioridade da campanha, e que é necessário manter um calendário de atividades durante todo o ano. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, com cerca de 1,35 milhão de vítimas por ano, sendo os acidentes a oitava causa de óbito no país. O Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa atendeu, somente no ano passado, mais de 10 mil vítimas de acidentes de trânsito, com atropelamentos representando o registro mais alarmante, com 900 vítimas, um aumento de 20% em relação a 2021.
Ruy defende a necessidade de envolvimento das autoridades com a sociedade para coibir infrações e combater a violência no trânsito, alinhando ações educativas e trabalho ostensivo.