Foi divulgado pelo Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), um levantamento inédito que revela que as vendas realizadas por meio do comércio eletrônico na Paraíba atingiram a marca de R$ 2,6 bilhões anualmente. O relatório também indica que entre os anos de 2016 e 2022, as empresas da Paraíba alcançaram um total de R$ 15,7 bilhões em vendas por meio do e-commerce.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) lançou recentemente o Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional, uma plataforma que fornece informações sobre vendas online realizadas no país, com registro de nota fiscal. Os dados referentes às vendas realizadas na Paraíba, que atingiram a marca de R$ 2,6 bilhões por ano, são parte dessas informações. Para acessar o banco de dados completo, é possível clicar no link disponibilizado.
De acordo com o levantamento, na Paraíba, 84% das vendas realizadas por meio do comércio eletrônico foram destinadas a consumidores que não residem no estado. Entre os produtos mais vendidos nesse tipo de transação destacam-se telefones celulares, televisores, ar condicionado e geladeiras.
Durante o mesmo período analisado, os consumidores da Paraíba realizaram compras online em outros estados no valor total de R$ 5,6 bilhões, sendo os produtos mais procurados aparelhos de celular, televisores, desktops e livros, entre outros.
O Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional é a primeira ferramenta pública a compilar dados oficiais sobre o comércio eletrônico em todo o país. Até o lançamento dessa plataforma, muitas das informações disponíveis eram provenientes de bases de dados privadas.
Segundo Uallace Moreira, secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a publicação das estatísticas do comércio eletrônico está em sintonia com os esforços do governo para incentivar e tornar mais transparente a economia digital.
Uallace Moreira ainda acrescenta que o Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional irá fornecer informações importantes para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor, além de auxiliar na equidade regional e orientar as decisões de investimento das empresas.
Crescimento
Os dados apresentados no Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional correspondem às transações realizadas entre os anos de 2016 e 2022, período no qual o valor total bruto movimentado no país alcançou a marca de R$ 628 bilhões.
A pandemia da Covid-19 impulsionou significativamente as vendas online, e o Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional permite visualizar a dimensão desse aumento no Brasil. Entre 2016 e 2022, as vendas eletrônicas saltaram de R$ 36 bilhões para R$ 187 bilhões.
A nível nacional, o celular liderou absolutamente as compras pela internet no mesmo período, em termos de movimentação financeira. As vendas de dispositivos portáteis de telefonia, incluindo smartphones, totalizaram R$ 72,1 bilhões, o que representa 11,5% do total movimentado.
O Dashboard do Comércio Eletrônico Nacional apresenta uma ampla lista de produtos comercializados online, incluindo desde calçados até barcos, passando por roupas, alimentos, móveis, cosméticos, medicamentos, acessórios gerais, eletroeletrônicos, entre outros.
No entanto, em termos de faturamento, os produtos mais vendidos no país entre 2016 e 2022 foram celulares, televisores, notebooks e similares, geladeiras ou freezers, livros, brochuras e impressos semelhantes, e máquinas de lavar roupas.