Na política paraibana, a representatividade feminina tanto no parlamento estadual quanto no federal ainda é mínima. Mas há um detalhe que se sobressai entre as mulheres que representam a força feminina na política: estando ou não na titularidade de mandato eletivo, elas são mães.
Na atual Legislatura a bancada feminina na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) tem seis representantes, num universo de 36 parlamentares. É a segunda maior representação da história da ALPB, ficando atrás apenas da eleição de 1998, quando foram eleitas sete deputadas. De Vani Braga – a primeira deputada estadual eleita, em 1982 – a Danielle do Vale, a mais nova integrante da bancada feminina da ALPB, 25 mulheres, entre titulares e suplentes, já ocuparam cadeira no parlamento estadual a partir de 1982.
Neste domingo (14) em que se comemora o Dia das Mães, o ParaíbaON listou as mulheres – e mães – que se destacam e têm influência na política paraibana, na ALPB, no Congresso Nacional e também à frente de secretarias estaduais.
Daniella Ribeiro
Natural de Campina Grande, Daniella Ribeiro (foto, com o filho Lucas) está em seu primeiro mandato como senadora. Antes, ela foi deputada estadual. É filha de Virginia Veloso, ex-prefeita do município de Pilar, e do ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro. Atualmente, ela é presidente do PSD da Paraíba e líder da Bancada Feminina no Senado. Daniella é mãe de Marcella, Gabriel e Lucas Ribeiro, vice-governador da Paraíba.
Pollyanna Dutra
Ex-deputada estadual e ex-prefeita de Pombal por dois mandatos consecutivos, Pollyanna Dutra é formada em Medicina Veterinária pela UFPB e Gestão Pública pela UEPB. Foi secretária Executiva de Desenvolvimento e da Articulação Municipal da Paraíba e atualmente responde pela Secretaria de Desenvolvimento Humano. Ela é mãe de Pedro Werton e Heitor Werton.
Cida Ramos
Natural do município de sapé, Cida Ramos (PT) está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. É professora da UFPB e doutora em Serviço Social. Ela iniciou sua militância política aos 15 anos, participando de atividades sociais mantidas pela Igreja Católica. Em seguida, atuou no movimento estudantil secundarista. Foi presidente do Centro Acadêmico de Serviço Social (CA) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Ex-secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba, ela é mãe de Lígia e Analine.
Camila Toscano
Advogada, Camila Toscano (PSDB) está em seu terceiro mandato de deputada estadual. Ela iniciou na atividade política em 2014, quando venceu a primeira eleição. Como parlamentar, já atuou na Comissão de Constituição e Justiça e da Comissão dos Direitos da Mulher. Natural de João Pessoa, a parlamentar tem forte atuação política no Brejo paraibano, notadamente em Guarabira, onde seu pai, o ex-deputado estadual Zenóbio Toscano, foi prefeito. Sua mãe, Léa Toscano também foi prefeita do município. Ela é mãe de Maria Eduarda e Lucas.
Danielle do Vale
Primeira mulher eleita deputada do Vale do Mamanguape, Danielle do Vale (na foto abaixo, com os filhos) exerce seu primeiro mandato como deputada estadual da ALPB. Graduada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Gestão Pública, Danielle do Vale é filha da prefeita de Mamanguape, Eunice Pessoa – ela foi eleita em 2022 com mais de 37 mil votos. Ela é mãe de Maria Luiza.
Dra. Paula
Natural de São José de Piranhas, a médica Dra. Paula Francinete (PP) foi eleita deputada estadual, pela primeira vez, em 2018, tendo sido reeleita em 2022. Em seu primeiro mandato na Casa Epitácio Pessoa, Dra. Paula foi eleita vice-presidente das comissões de Direitos da Mulher e da Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional. É mãe de Pollyanna Lacerda e Ana Paula.
Jane Panta
Médica cardiologista, Jane Panta é natural de Lorena, no estado de São Paulo. Exerce seu segundo mandato como deputada estadual, sendo a mulher mais votada entre as representantes eleitas para a Assembleia Legislativa da Paraíba. Esposa do prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, ela tem forte influência política no município paraibano, que é o seu principal reduto eleitoral. Mãe de Naelson e Maria Júlia Panta.
Francisca Motta
Natural de Catolé do Rocha, no sertão paraibano, Francisca Motta (Republicanos) iniciou sua carreira política em 1992, como vice-prefeita de Patos. Em 1994 foi eleita pela primeira vez deputada estadual. Em 2012, foi eleita prefeita de Patos, onde permaneceu até 2016. Está em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa Paraíba. Ela é mãe de Ilana Motta e avó do deputado federal Hugo Motta (Republicanos).
Edna Henrique
Até o ano passado, Edna Henrique foi deputada federal pelo PSDB. Esposa do ex-deputado estadual João Henrique, ela foi também prefeita do município de Monteiro, no Cariri paraibano. É mãe de Micheline, Micheila, José Silvestre e Michel – este último é deputado estadual pelo Republicanos.