Hoje (17), o governador João Azevêdo (PSB) lançou o programa Alfabetiza Mais Paraíba no Centro de Convenções de João Pessoa. O programa tem como objetivo implementar o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa através de um regime de colaboração com os municípios, com um investimento total de aproximadamente R$ 23 milhões. Além disso, no evento também foi autorizada a retomada das obras na área de Educação Básica no estado.
O ministro da Educação, Camilo Santana, esteve presente no evento. Em 2021, o Governo do Estado estabeleceu o Regime de Colaboração em Educação da Paraíba por meio da Lei nº 12.026/2021, com o objetivo de garantir a alfabetização de cada estudante na idade adequada e corrigir o déficit de aprendizagem em que ele se encontra. Agora, em 2023, o programa Alfabetiza Mais Paraíba fortalece a parceria entre o Estado e os municípios, por meio de atividades técnicas e estratégias pedagógicas, visando aprimorar o ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O programa Alfabetiza Mais Paraíba receberá investimentos no valor de R$ 23 milhões, que serão direcionados para a elaboração de material didático-pedagógico, concessão de bolsas para formação de profissionais, articulação e mobilização, desenvolvimento de capacidades e avaliações de monitoramento. Com essas medidas, busca-se fortalecer a educação na Paraíba e garantir uma formação de qualidade para os estudantes.