No entanto, é importante que a população entenda que os cuidados preventivos em cada residência são mais eficazes para evitar o surgimento das larvas do Aedes.
A Secretaria Municipal de Saúde de Patos-PB, por meio da Vigilância Ambiental e das equipes dos agentes de combate às endemias, vem intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti (mosquito da dengue) em toda a cidade e também na zona rural.
O coordenador da Vigilância Ambiental, José Júnior de Medeiros, contou que antes era difícil constatar a presença do mosquito nas comunidades rurais. Contudo, a realidade mudou e agora é comum encontrar o Aedes nessas localidades.
Na terça-feira, dia 23 de maio, uma equipe de agentes de combate às endemias realizou uma ação na comunidade rural do Campo Comprido, uma das mais populosas da cidade de Patos. Dentre as 109 residências visitadas pela ação, foram encontradas larvas do mosquito em 13 delas.
As larvas foram coletadas e enviadas para o laboratório de entomologia do município. Após a identificação das larvas do mosquito, a equipe realizou um procedimento de controle biológico nos depósitos com água na referida comunidade, com a utilização de peixes para evitar a proliferação.
O controle químico também foi adotado por meio da aplicação inseticida em volta dos depósitos. Os resultados estão sendo positivos. No entanto, é importante que a população entenda que os cuidados preventivos em cada residência são mais eficazes para evitar o surgimento das larvas do Aedes, principalmente verificando se a caixa d´água está bem tampada, deixar as lixeiras bem tampadas, colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal.