O município de Solânea realizou esta semana, no Teatro Jacob Soares, reunião com trabalhadores e trabalhadoras da cultura sobre o acesso à Lei Paulo Gustavo. A reunião pública foi coordenada pelo Departamento Municipal de Cultura, junto ao Comitê Consultivo da Lei Paulo Gustavo no município.
Os participantes assistiram a uma palestra informativa do assessor técnico da Federação de Associações de Municípios da Paraíba (Famup), Normando Vitorino, que versou sobre as características dos editais a serem divulgados no município.
O prefeito Kayser Rocha, que esteve presente à reunião disse que a prefeitura está trabalhando “na operacionalização da lei com muita responsabilidade e compromisso com os nossos trabalhadores da cultura”, que considera “uma ferramenta importante de incentivo e valorização da nossa riqueza cultural”.
Estiveram presentes na reunião artistas dos diversos segmentos de cultura, políticos, agentes culturais, e representantes de associações e organizações que atuam em Solânea. “O momento foi histórico, porque dezenas de trabalhadores e trabalhadoras da cultura do município foram ouvidas”, disse o diretor de cultura, Tiago Salvador.
A partir dos temas discutidos na reunião, o município finaliza a elaboração do Plano de Ação para a aprovação e liberação dos editais. “Essa é uma política de cultura onde todos podem ter acesso de forma democrática. Precisamos fazer com que as iniciativas possam contemplar o maior número de projetos e que possamos ter um significado cultural para a população”, avaliou o assessor técnico da Famup, Normando Vitorino.