O basquete Unifacisa disputa em quatro categorias a premiação ‘Melhores do NBB’, edição 2023: melhor técnico, melhor sexto homem, melhor pivô e jogador que mais evoluiu. O pivô Antônio concorre nestas duas últimas.
Os demais indicados são o técnico César Guidetti, que disputa o Troféu Ary Vidal com Helinho, do Franca, e Demétrius, do Paulistano; e o norte-americano Trevor Gaskins (foto), que concorre como melhor sexto homem, em disputa com Santiago Scalla, do Franca, e Gui Deodato, do Flamengo.
O pivô Antônio disputa a premiação com Gabriel Jaú e Hettshimer, do Flamengo; Lucas Dias e Lucas Mariano, do Franca, e Mãozinha, do Corinthians.
As outas categorias da premiação são os melhores alas, armadores e defensores.
ISSO É HISTÓRIA!
Na atual temporada da elite do Novo Basquete Brasil, a Unifacisa ficou na 9º colocação na fase de classificação, numa competição disputada por 17 equipes.
Nas oitavas, fez 2 a 0 no Corinthians e passou às quartas-de-final para enfrentar o líder, Franca (SP).
Na primeira partida contra o time francano, de uma total de cinco, o Basquete Unifacisa venceu o jogo por 100 a 91, na casa do adversário, o ginásio Pedrocão. Essa vitória da equipe de Campina Grande (PB) quebrou uma invencibilidade de 46 jogos do Franca, a maior da história do basquete brasileiro. Isso é história. Até porque a Unifacisa superou o Franca no terceiro jogo, desta vez em sus arena, na ‘Rainha da Borborema’.
Chegar às quartas-de-final e vencer o líder por duas vezes só corrobora o fato de que a Unifacisa está na prateleira de cima do basquete nacional. É a única equipe do Nordeste a integrar as dez melhores do NBB 2023.