Antes de implementar um sistema de IA, deve-se delimitar bem o que se quer com o programa a ser incorporado na empresa. Quais objetivos organizacionais serão alcançados a partir da IA? Para uma resposta mais completa, deve-se entender quais são as necessidades atuais da organização.
Após, deve-se pesquisar no mercado pelo programa de IA mais adequado ao negócio. E então, reservar uma base de dados de qualidade no qual a IA possa utilizar para aprender e tomar as melhores decisões possíveis, garantindo também a privacidade adequada do titular dos dados e a segurança da informação.
Implantado o sistema, passam-se aos testes práticos com avaliações periódicas de desempenho para ajustar o sistema de acordo com a necessidade.
Passados os testes, deve haver análise de desempenho constante do programa.
Chatbots
Os chamados chatbots hoje em dia são incrivelmente irritantes, e mancham a imagem da corporação que a utiliza. No entanto, com a base de dados corretamente alimentada, há como o chatbot servir bem para alcançar a satisfação do usuário. Bom lembrar que o chatbot é subsidiário do serviço de atendimento clássico, e não se deve abrir mão do contato humano.
Aplicações de gestão
Há como usar da IA para avaliar o desempenho dos colaboradores em uma organização.
Assistente Pessoal
Os programas de assistência pessoal (utilizados para marcar reuniões e organizar a agenda diária) que utilizam machine learning (tecnologia que aprende de acordo com as experiências vivenciadas) são marca de um bom uso da IA no dia a dia de uma corporação.
Mecanismos de Segurança
A IA é bastante utilizada no ramo bancário e de segurança pública, na medida em que aprende a identificar tentativas de ataque com maior rapidez que seres humanos, e nas ruas utiliza de sistema de reconhecimento facial para auxiliar no rastreamento de criminosos, além de por vezes serem utilizados para interpretar imagens de câmeras de segurança de estradas e assim garantir melhor fluxo de veículos nas ruas.
Predições
Programas de IA podem ser configurados para identificar padrões e tomar decisões de acordo com as circunstâncias. Isso possui muita aplicação no marketing digital, no oferecimento de produtos baseado no comportamento virtual do usuário. “A previsão do tempo foi um dos primeiros aspectos em que a inteligência artificial auxiliou a humanidade, por meio do supercomputador Watson, da IBM.”
Vendas e Marketing
O IA pode garantir atendimento personalizado ao cliente, a partir da tecnologia de machine learning e coleta de dados.
Ensino
A TI pode substituir a figura do professor; não por inteiro, mas ao menos no que tange à monitoria; correção de provas, dúvidas específicas e outros.