Os investidores brasileiros estão atentos às votações de pautas econômicas cruciais na Câmara dos Deputados, nesta semana. O plenário deve deliberar hoje sobre a Proposta de Lei (PL) do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e analisar o texto da aguardada reforma tributária. Além disso, a avaliação das alterações realizadas pelo Senado no arcabouço fiscal será votada até sexta-feira (7). Essas decisões terão um impacto significativo no cenário econômico e nos mercados financeiros.
Os investidores também estão de olho nos dados divulgados nesta segunda-feira (3) no Boletim Focus, uma importante publicação que traz projeções e expectativas sobre a economia brasileira. Essas informações serão fundamentais para direcionar estratégias e tomadas de decisão nos mercados.
No cenário internacional, as bolsas europeias começaram a semana em alta, após encerrarem o primeiro semestre com um desempenho notável, registrando um ganho acumulado de 8,8%. Esse desempenho positivo impulsiona o otimismo dos investidores.
As bolsas asiáticas também apresentaram uma tendência positiva nesta segunda-feira. O índice de Hong Kong avançou mais de 2%, refletindo a confiança dos investidores na recuperação econômica da região. A bolsa japonesa teve uma alta de 1,7%, alcançando o seu maior ganho em 33 anos. Esses resultados animadores ocorreram mesmo com o índice de atividade industrial da China apresentando um crescimento mais lento em junho.
Os recordes positivos alcançados pelo índice Nasdaq, que teve o melhor primeiro semestre desde 1983, e pelo S&P500, com o melhor desempenho para o período desde 2019, também influenciam o mercado global. Esses números destacam a confiança dos investidores e indicam um ambiente favorável para investimentos.
Com as votações e os dados econômicos em destaque, espera-se que os investidores brasileiros reajam de acordo com as decisões e informações divulgadas, impactando os mercados financeiros nacionais.
Hermano Araruna