O governador da Paraíba, João Azevêdo (foto, do PSB), que também é presidente do Consórcio Nordeste, rebateu neste domingo (6) declaração do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que pregou a formação de uma frente Sul-Sudeste contra o Nordeste.
“Fica difícil de entender se é desconhecimento ou realmente uma intenção clara de criar uma cisão entre regiões, o que não é de interesse de ninguém. Eu nunca ouvi isso dos outros governadores do Sul e do Sudeste. É um grande equívoco e foi uma infelicidade muito grande do companheiro Zema”, afirmou o governador paraibano ao Estadão.
“Está sendo criado um fundo para o Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, e o Sul e o Sudeste não têm pobreza? Aqui [Sul e Sudeste] todo mundo vive bem, ninguém tem desemprego, não tem comunidade…Tem, sim. Nós também precisamos de ações sociais. Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década”, disse Zema ao Estadão.
Os governadores das duas regiões se organizaram no Consórcio Sul-Sudeste (Cossud), presidido pelo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD).
“Ele apoiou um candidato que foi derrotado [Bolsonaro] e talvez não tenha entendido que o processo passou e que estamos em um novo momento neste país”, disse João Azevêdo.