O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) afirmou estar confiante em receber o apoio do PSOL em sua pré-candidatura à Prefeitura de João Pessoa. Durante entrevista ao programa Correio Debate da 98FM nesta terça-feira (16), Cartaxo ressaltou a importância de uma coalizão ampla entre os partidos de esquerda para aumentar as chances de vitória nas eleições municipais deste ano.
De acordo com o pré-candidato, a união dos partidos de esquerda é crucial. O parlamentar chegou, inclusive, a citar exemplos de colaborações similares no cenário nacional, como o apoio do PT à pré-candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) em São Paulo e ao prefeito do PSOL em Belém, no Pará.
“Eu vejo com muita tranquilidade e motivação essa possibilidade de estarmos juntos nessa caminhada em João Pessoa. A frente ampla com o PT, PV, PCdoB, PSOL e Rede Sustentabilidade, sem dúvida, fortalecerá nossa candidatura e trará perspectivas reais de vitória”, afirmou Cartaxo.
Apesar da confiança de Cartaxo, a situação dentro do PSOL de João Pessoa é de divisão. O partido, que havia decidido lançar Celso Batista como pré-candidato, enfrenta resistência interna quanto à possibilidade de apoiar Cartaxo.
Celso Batista reafirmou sua pré-candidatura e criticou a decisão tardia de parte da sigla em apoiar o petista. A situação levou a disputas judiciais, com uma ala do PSOL requerendo o cancelamento de uma reunião marcada para decidir o apoio a Cartaxo.
O magistrado Ricardo da Silva Brito, da 10ª Vara Cível, determinou que o Diretório Municipal do PSOL convoque uma plenária em 72 horas para que todos os filiados possam participar e defender seus pontos de vista. Entre os defensores da aliança com Cartaxo está Tárcio Teixeira, pré-candidato a vereador e ex-presidente da sigla.