Em 2024, se realiza mais um ciclo de eleições municipais no Brasil. E dessa vez há um fato curioso na conjuntura internacional: este será um “super ano” eleitoral, com pelo menos 60 países indo às urnas para decidir os rumos das democracias ao redor do planeta, entre os quais os Estados Unidos.
No país mais importante do mundo, com a desistência do presidente Joe Biden à corrida eleitoral, a atual vice-presidente Kamala Harris – mulher negra de origem imigrante – foi escolhida pelos democratas para enfrentar o ex-presidente Donald Trump, do Republicanos.
A possibilidade da candidatura de Kamala Harris à presidência pode ser a resposta para a retomada da confiança do eleitorado e é uma oportunidade histórica para que pela primeira vez uma mulher negra chefie a Casa Branca.
Na Paraíba
A pré-candidata a prefeita da Patos, Priscila Lima (MDB), conhecida como ‘Baronesa do Povo’, primeira mulher negra a disputar a prefeitura da cidade, exaltou a escolha de Kamala Harris e se disse ainda mais motivada a continuar na luta contra o preconceito e as desigualdades.
“Me sinto representada por Kamala Harris, as duas enfrentando os Republicanos. Sinto diariamente que centenas de mulheres negras de Patos também se sentem representadas por mim. Nunca deixamos de lutar a favor da igualdade racial e de gênero. Sou uma mulher negra, semelhante a tantas outras patoenses, que enfrentou muitos preconceitos, mas que nunca desistiu dos seus sonhos. Vou encarar com muita dignidade esse desafio. Voltei a minha cidade querida com uma missão: ajudar as pessoas e contribuir para o bem-estar do nosso povo. Aqui eu nasci e cresci com meus irmãos, irmãs, filhos, aqui estão as minhas raízes, as minhas referências, como o meus pais, que também têm origem negra, Pinto do Acordeon e dona Maria Madalena”, ressaltou Priscila Lima.
Já o vice-presidente do Senado, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), salientou que a escolha de Kamala Harris, nos Estados Unidos, em muito se assemelha com a de Priscila Lima, em Patos.
“Nos Estados Unidos, o Movimento Negro sempre foi decisivo para a vitória dos Democratas, foi assim com o presidente Barack Obama e com a vice-presidente Kamala Harris. Em Patos, temos a nossa Kamala Harris paraibana – Priscila Lima – que é a personificação da superação de desafios. Priscila faz militância política com humanidade e afeto. Merece não apenas o voto dos patoenses, mas também o respeito de todos os paraibanos por uma luta que sempre ultrapassou limites na defesa dos mais pobres, das mulheres, dos trabalhadores e, principalmente, dos negros. Priscila Lima é um patrimônio político e cultural de Patos”, destacou Veneziano.