O que era pra ser um dia de celebração acabou em troca de acusações entre dois senadores paraibanos no plenário do Senado Federal. A senadora Daniella Ribeiro (PSD), em pronunciamento, acusou o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) de ter trabalhado, nos bastidores, contra a aprovação de um projeto que liberava recursos para João Pessoa.
A confusão começou após a votação de um empréstimo, que foi autorizado pelo Senado, para liberação de recursos para a capital paraibana, no valor de 44 milhões de euros, cerca de R$ 260 milhões, para execução de obras de mobilidade urbana. Os recursos foram conseguidos pela Prefeitura de João Pessoa junto a uma instituição financeira.
A liberação desses recursos foi votada e aprovada na noite dessa quarta-feira (14), em regime de urgência, sob a relatoria da senadora Daniella Ribeiro.
Durante a sessão, após a votação, o senador Veneziano decidiu utilizar a palavra para comemorar a aprovação da matéria.
Logo após o pronunciamento de Veneziano, Daniella voltou a falar sobre o tema, quando acusou o senador paraibano de ter, nos bastidores, trabalhado para impedir a aprovação do projeto.
“Eu gostaria de agradecer a todos que votaram, mas, costumeiramente eu não consigo ser hipócrita e nem jamais utilizar palavras que são carinhosas, pela frente, e por trás bem diferente da atuação. Eu quero dizer a João Pessoa, a capital, que até agora, nesse momento, diferentemente do que disse, o colega senador Veneziano trabalhou contra o tempo inteiro para que esse projeto não pudesse ser aprovado. E é feio, Veneziano, você é o mesmo dos debates. Que coisa feia, muito pequeno isso. Aí depois ainda faz um discurso incrivelmente hipócrita e eu quero dizer a vocês que já tenho fotos das trocas de mensagens. Mas eu quero dizer à Paraíba, porque aqui vocês não têm nada a ver com isso, mas pequena é essa pessoa que você continua sendo, desde vereador até senador da República. Envergonha a Paraíba, disse Daniella para Veneziano e os demais senadores que lotavam o plenário.
Veneziano rebate
Veneziano rebateu as críticas feitas, disse que eram acusações gratuitas e negou ter trabalhado contra a liberação do dinheiro para João Pessoa. Ele também acusou e insinuou que foi Daniella que trabalhou contra a aprovação de outro empréstimo, pleiteado pela Prefeitura de Campina Grande, meses atrás, que passou pelo Senado.
“Não precisaria de palavras para retratar através das visíveis constatáveis demonstrações de perplexidade de todos que estão aqui diante dessa abjeta agressão gratuita. Os senhores sabem do meu comportamento no parlamento. Fui acusado de fazer o que de fato coube a agressora, há cerca de dois meses, quando tentou claramente evitar um acesso de recurso ao município de Campina Grande. Eu lastimo, peço desculpas aos senhores, que me conhecem, porque a Paraíba tem um histórico de grandes representantes no Senado e na Câmara e hoje assiste um destempero emocional sem precedentes e preocupante”, declarou Veneziano.