Médico por vocação e formação há mais de 40 anos, Gilberto Gomes Sarmento, ‘Doutor Gilbertão’, como é conhecido, é o nome das oposições para disputar a Prefeitura de Sousa nas eleições de 2024. Assim como Juscelino, que era cirugião e urologista, sonha fazer 40 anos em 4. E o sonho de Sousa, que já foi a terceira economia da Paraíba no ciclo do algodão, é se tornar de novo a capital do Sertão.
Me perdoem o grito entalado, não costumo me expor em campanhas eleitorais. Porém, a minha amada terra natal, cidade sorriso, terra dos Dinossauros, “umbigo do universo”, tem vivido nos últimos oito anos momentos de extrema tensão, justificados por uma mega concentração de poder, envenenada pela truculência e retaliação.
Como desabafou aquele que o lançou na vida pública em 2008, e, por ele, foi apunhalado impiedosamente, o ex-prefeito, ex-deputado e uma dos melhores advogados em atividade no Brasil, Dr. João Estrela: “Ninguém tem o direito de humilhar quem quer que seja. Ninguém tem o direito de submeter, calar, oprimir, pisar, seja ele quem for. Não podemos ter reis em Sousa”.
O diagnóstico já é conhecido: um prefeito soberbo, agressivo, desmoralizado e condenado. Um rei mal coroado, que não queria o amor em seu reinado.
Sintomas suficientes para uma urgente intervenção médica. É chegada a hora de extirpar a principal patologia que adoece o povo sousense: o medo.
O antídoto está no laboratório: a esperança.
Se a esperança pode vencer o medo, Sousa tem em mãos a medicação certa para sua cura: Doutor Gilbertão.
Ytalo Kubitschek