Em Sousa, importante município do Sertão paraibano, a campanha deu uma guinada no último mês com adesões de peso e a apresentação de propostas que atendem os principais anseios da Cidade Sorriso. Após a vereadora Lana Dantas (Rede) renunciar a sua candidatura para apoiar Dr. Gilbertão Sarmento (União Brasil), a oposição passou a receber mais adesões, inclusive de pessoas que eram ligadas à situação.
O crescimento repercutiu de imediato nas manifestações de rua que se ampliam nas propostas do candidato da oposição, focadas em resolver aspectos pontuais da cidade que hoje são os principais problemas de Sousa e razões pelas quais a economia da cidade estagnou.
Com propostas concretas que se apresentam para resolver o problema da falta d’água em Sousa, do atendimento à saúde, da limpeza urbana, geração de emprego e renda e causa animal, entre outros, o candidato das oposições avança e ameaça a situação, inevitavelmente atrelada aos problemas existentes na gestão do atual prefeito Fábio Tyrone (PSB).
Abastecimento
Sobre o problema do abastecimento, já esteve com o senador Efraim Morais Filho (União Brasil) na Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasília, para tratar com o diretor-presidente, Marcelo Moreira, sobre investimentos para o município.
“A falta d’água é um tema crítico. O abastecimento de água e a a distribuição de esgoto na cidade de Sousa é uma agenda que está no dia a dia e impacta a vida das pessoas. Diante desse cenário, a captação de recursos hídricos e a distribuição eficiente de água emergem como questões cruciais para garantir o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade. A Codesvaf está concluindo um estudo sobre a viabilidade técnica de um projeto base de abastecimento de água e saneamento do município de Sousa. Essa é uma reivindicação do senador Efraim Morais para nossa cidade e até o final do ano temos um horizonte sobre essa obra”, ressaltou o candidato das oposições.
Saneamento básico
Dr. Gilbertão também garantiu que no comando da prefeitura dará atenção especial, nas zonas urbana e rural da cidade, às obras de saneamento básico, que englobam o abastecimento de água, tratamento de esgoto, limpeza urbana, coleta e destinação final do lixo. Ele enfatizou que além do abastecimento, o investimento em saneamento é a obra mais importante para a Saúde da população de Sousa.
“Além da falta de água potável nas torneiras, que é um problema gravíssimo da nossa cidade, precisamos urgentemente investir nas políticas de prevenção e saneamento nos bairros de Sousa, alguns atualmente estão expostos a lixo, lama, esgotos a céu aberto, provocando contaminação e doenças de todos os tipos. A gente se depara diariamente com essa triste realidade. Tem muita coisa sucateada em Sousa e vamos fazer uma verdadeira revolução, fazendo 40 anos em 4”, assegurou o candidato da oposição.
Com vasta experiência administrativa e autoridade em gestão privada e pública, o médico está conseguindo traduzir o que candidatos da oposição anteriormente não conseguiram: o que precisa ser feito, o que vai ser feito e principalmente como será feito.
“O primeiro passo é usar corretamente os recursos que já existem na Prefeitura de Sousa e que hoje estão mal-empregados. Em seguida, vamos ampliar as parcerias. O saneamento é a obra mais importante para a Saúde da população, é a obra que não aparece tanto, porque é embaixo do solo, mas que precisa ser feita para melhorar a qualidade de vida, sobretudo dos cidadãos mais carentes. Como disse, certa vez, um governador da Paraíba: é melhor enterrar canos do que sepultar crianças. Essas obras não aparecem tanto, mas a falta de saneamento traz como consequências para a população de Sousa, nas zonas urbana e rural, doenças de todos os tipos”, ressaltou o médico.
Sousa sem amianto
Além das soluções para o abastecimento e o saneamento, Dr. Gilbertão também propõe implantar projetos focados na prevenção ao câncer na cidade. Um desses programas é o “Sousa Sem Amianto”. Usado na construção civil, o amianto é um componente altamente perigoso e que pode provocar vários tipos de câncer.
“O saneamento básico de Sousa está sucateado. Tanto no abastecimento, quanto no esgotamento e na limpeza urbana. Mas existe algo ainda mais grave. Nas ruas de Sousa, do Centro até a Estação, existe uma rede de amianto, proibido condutor de águas e esgotos por ser cancerígeno. É preciso urgentemente modernizar todo esse sistema, deixando soterrado todo esse material, instalando outro sistema, inclusive mais barato, com técnicas de custo menor, sem a utilização de motores de pressão”, defendeu o candidato das oposições.
Ainda conforme o candidato, há estudos da OMS comprovam que o amianto é um dos materiais que provocam maior incidência de câncer na população mundial. Dr. Gilbertão lembrou que o atual prefeito teve 8 anos e nada fez para retirar o amianto de Sousa.
“O amianto está muito presente em caixas d’água e telhas, como também em tubos condutores de água e esgotos. Faremos em Sousa um cuidadoso descarte desse material. Trabalharemos para que esse mineral seja substituído por outros materiais, como o PVC por exemplo, em toda a rede condutora de água e esgotos, contribuindo com a modernização do sistema. Assumo o compromisso que ao fim dos quatro anos do nosso governo, teremos uma cidade livre do amianto e com redução significativa na incidência de câncer. Vamos fazer 40 anos em 4, inserindo Sousa no século 21”, ressaltou o médico.
Assessoria