O advogado, ex-prefeito e ex-deputado estadual, Dr. João Estrela (PDT), justificou nesta quinta-feira (12) o seu apoio ao médico Gilbertão Sarmento (União Brasil) nas eleições municipais em 2024 na cidade de Sousa.
“Venho a público conversar com cada um dos nossos milhares de amigos que fizemos ao longo de toda a nossa vida. Reafirmando a todos eles que, nas eleições de 2024, estamos irmanados com o 44, dando total apoio a Dr. Gilberto Sarmento e André Gadelha. Para vencer e para mudar essa realidade cruel que estamos vivendo em Sousa. A hora é chegada, o momento é agora, a mudança é o caminho que se apresenta. Por isso, fica o nosso chamamento e o nosso convite, mais uma vez, para buscarmos o apoio de todos, a participação de todos, o trabalho de todos, para juntos comemorarmos em 6 de outubro, a vitória da mudança, a vitória do povo de Sousa”, declarou o líder político sousense.
Saiba mais sobre Dr. João Estrela
Além de advogado, é professor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Campina Grande há várias décadas, palestrante e uma das maiores referências em Direito Penal no Brasil, se notabilizando ainda na década de 80 pelo brilhantismo no Tribunal do Júri onde conviveu com sumidades da área que militaram na política, a exemplo de Ronaldo Cunha Lima, Raymundo Asfora, Antônio Vital do Rêgo, Raimundo Doca Benevides Gadelha, Inaldo Rocha Leitão, Gilvan Freire, entre outros luminares.
Venceu três eleições para prefeito de Sousa: 1988, 1996 e 2000. Também se elegeu deputado estadual em 1994, já saindo vitorioso apenas com votação de aproximadamente 12 mil votos de Sousa, a maior da história da cidade para o cargo, em termos proporcionais. Assim como, proporcionalmente, Dr. João Estrela bateu outro recorde com a maior votação para prefeito em 1996, enfrentando o candidato da situação, o então vice-prefeito Lúcio Matos (MDB).
Dr. João Estrela x Fábio Tyrone
Principal responsável pelo lançamento de uma nova geração de líderes políticos em Sousa, Dr. João Estrela (PDT) rompeu politicamente, em 2023, com o atual prefeito Fábio Tyrone (PSB).
O estopim para a ruptura foi a demissão de Dr. Gilbertão da direção do Hospital Regional de Sousa, a mando de Tyrone. O atual prefeito exigiu ao governador João Azevedo (PSB) a exoneração do médico, num ato de vingança política, em função da sua derrota na eleição para a presidência da Câmara Municipal de Sousa, vencida pelo vereador Novinho de Carlão (PDT).
Dr. João, como é carinhosamente conhecido, foi responsável pelo lançamento de Tyrone na vida pública, em 2008, e decisivo na sua primeira vitória, indicando sua única filha, Johanna Estrela (PDT), como candidata a vice-prefeita. A chapa se elegeu com apenas 121 de diferença para o então vice-prefeito, André Gadelha (MDB), apoiado na oportunidade pelo saudoso prefeito Salomão Gadelha (MDB), que governou Sousa entre 2002 e 2008.
Protagonistas na histórica eleição de 2008, André Gadelha (MDB) atualmente é candidato a vice-prefeito na chapa de Dr. Gilbertão (União Brasil). Já Johanna Estrela (PDT) concorre a uma cadeira na Câmara Municipal de Sousa. Ambos agora, 16 anos depois, jogam no mesmo time e trabalham para dar a vitória ao candidato das oposições.
Assessoria