O médico, ex-ministro da Saúde e candidato a prefeito de João Pessoa, Marcelo Queiroga (PL), ressaltou a ampliação e qualificação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em sua gestão no Ministério da Saúde e afirmou que vai fortalecer o programa na Prefeitura de João Pessoa.
“Nossa gestão no Ministério implantou eficazes programas de saúde preventiva, melhorou a distribuição de medicamentos de alto custo e fortaleceu, sobremodo, o programa Farmácia Popular com a incorporação de cinco novos medicamentos, salvando as vidas de mais 2,7 milhões de pacientes beneficiados pela medida, que implantamos no Dia Mundial do Coração. Ampliamos toda a rede de assistência farmacêutica e da atenção especializada, onde cuidamos dos quadros mais simples aos mais graves. Entregamos uma das políticas públicas mais amplas em relação às doenças cardiovasculares, buscando otimizar mais de 48 mil unidades básicas de saúde em todo o país. Fizemos muito pelo Brasil e agora faremos muito mais por João Pessoa nos próximos quatro anos˜, salientou Queiroga.
Queiroga fortaleceu Farmácia Popular
A gestão de Marcelo Queiroga como ministro da Saúde, entre março de 2021 e dezembro 2022, deixou como um dos legados, entre uma série de avanços, a incorporação de cinco novos medicamentos para tratamento de doenças cardiovasculares e diabetes ao programa Farmácia Popular do Brasil. Foi a primeira incorporação de novos medicamentos ao programa desde 2011, beneficiando mais de 2,7 milhões de pessoas.
Entre os medicamentos disponibilizados por Marcelo Queiroga ao Programa Farmácia Popular, estão fármacos usados no controle da hipertensão arterial, que passaram a ser oferecidos gratuitamente, a exemplo do Besilato de Anlodipino 5 mg, Succinato de Metoprolol 25 mg, Espironolactona 25 mg e Furosemida 40 mg. e o Dapagliflozina 10 mg é usado para o controle da diabetes mellitus.
Assessoria