O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), gerou um clima de especulação política ao brincar sobre sua possível candidatura ao governo em 2026. Durante a manhã, Lucas esteve na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde participou da cerimônia de nomeação das professoras Célia Regina Diniz e Ivonildes da Silva Fonseca como reitora e vice-reitora da instituição.
Na ocasião, quando foi assinar um documento, onde tinha escrito – goverandor em exercício, ele aproveitou para lançar uma provocação leve, dizendo: “Governador em exercício? Não, governador em aquecimento”, uma frase que movimentou os bastidores políticos e deu o que falar entre os presentes.
A declaração, feita em tom descontraído, acendeu rumores de que Lucas Ribeiro, atual vice-governador, estaria se preparando para uma eventual candidatura ao governo da Paraíba nas eleições de 2026, caso o atual governador João Azevêdo decida disputar o Senado e deixe o cargo antes do término de seu mandato. Nesse cenário, Lucas, que assumiria a gestão estadual por nove meses, se tornaria o candidato natural à reeleição.
A conversa sobre sua candidatura à cadeira de governador em 2026 já era um tema recorrente nos bastidores, mas a declaração mais informal desta quarta-feira só reforçou as especulações de que o nome de Lucas Ribeiro está sendo trabalhado para suceder João Azevêdo, caso ele escolha disputar o Senado.
Durante sua fala, Lucas também destacou o seu vínculo com a UEPB, onde fez graduação em Direito e mestrado em Desenvolvimento Regional. Ele expressou satisfação ao contribuir para a nomeação das novas gestoras da universidade, ressaltando a importância da instituição para a formação de milhares de profissionais e para o fortalecimento do estado. “Como ex-aluno da UEPB, é uma honra estar aqui nesse momento tão importante. Desejo uma gestão marcada por muitas conquistas e avanços para a universidade, que tanto contribui para o desenvolvimento da nossa Paraíba”, disse.