O conselheiro Fábio Túlio Nogueira será empossado como presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) nesta sexta-feira (10), às 16h, no Centro Cultural Ariano Suassuna, em Jaguaribe.
Juntamente com ele, assumirão seus cargos na Mesa Diretora o vice-presidente eleito, conselheiro André Carlo Torres Pontes, e o corregedor-geral, conselheiro Antônio Nominando Diniz Filho. O conselheiro substituto Marcus Vinícius Carvalho Farias será empossado como ouvidor-geral.
Durante a cerimônia, também tomarão posse os presidentes das Câmaras Deliberativas: o conselheiro Antônio Gomes Vieira Filho, na presidência da 1ª Câmara e o conselheiro Arnóbio Alves Viana, na presidência da 2ª Câmara. O conselheiro Fernando Rodrigues Catão será designado para a coordenação da Escola de Contas Otacílio Silveira.
O cerimonial do TCE-PB informou que diversas autoridades confirmaram presença na solenidade, incluindo o governador João Azevêdo (PSB), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino (Republicanos), e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador João Benedito da Silva. Também estarão presentes o procurador-geral do Ministério Público da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, advogado Harrison Targino.
Outras presenças confirmadas incluem o presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil, conselheiro Edílson de Sousa Silva; a presidente do Tribunal de Contas de Sergipe, conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, que é vice-presidente do Conselho dos Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil, e o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima.
Eleito por unanimidade em novembro de 2024, Fábio Nogueira destacou seu compromisso em dar continuidade à gestão administrativa e aos programas em andamento na Corte de Contas. Expressou orgulho por assumir a presidência do TCE-PB pela segunda vez e enfatizou a importância do apoio e colaboração de todos para enfrentar os desafios futuros, pautando-se pelo diálogo e união em prol dos interesses públicos.
Vereador e deputado
Formado em Ciências Jurídicas pela Universidade Estadual da Paraíba, Fábio Nogueira ingressou no TCE-PB como conselheiro em maio de 2006. Anteriormente, presidiu a Corte de Contas no biênio 2013/2014 e a Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) por dois mandatos. Antes de sua atuação no TCE-PB, foi vereador em Campina Grande por três mandatos, ocupou secretarias municipais e exerceu o cargo de deputado estadual na legislatura 2003/2006. Sua indicação para o TCE-PB ocorreu por unanimidade na Assembleia Legislativa, preenchendo a vaga decorrente da aposentadoria do conselheiro Gleryston Holanda de Lucena.