A partir desta terça-feira (25), estudantes do ensino médio da rede pública que concluíram um dos três anos escolares em 2024 começam a receber a parcela do incentivo-conclusão do programa Pé-de-Meia, no valor de R$ 1 mil. Para os que finalizaram o terceiro ano com aprovação e participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), há um acréscimo de R$ 200. Os depósitos seguem até quinta-feira (27), conforme a série escolar.
Criado pelo Ministério da Educação (MEC) há um ano, o Pé-de-Meia tem como objetivo reduzir a evasão escolar e incentivar a participação no Enem. O programa é voltado para estudantes da rede pública com baixa renda, sem necessidade de inscrição, pois a inclusão ocorre automaticamente com base em critérios como idade, matrícula regular e participação no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Além disso, exige-se frequência mínima de 80% nas aulas.
A conta para recebimento dos valores é aberta automaticamente pela Caixa Econômica Federal. Para menores de 18 anos, o desbloqueio deve ser feito pelo responsável no aplicativo Caixa Tem.
Danilo Belchior, estudante de 17 anos do Centro de Ensino Médio Setor Oeste, em Brasília, não sabia que tinha direito ao benefício até ser informado pela escola. Para ele, o valor representa uma oportunidade de focar nos estudos sem a necessidade de buscar um emprego. Já Hosana D’Paula, também de 17 anos, planeja economizar o incentivo para investir em um cursinho preparatório para o PAS e o Enem.
Hugo Silva, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), destaca a importância da divulgação do programa entre os estudantes e suas famílias para que mais jovens possam acessar o recurso. Segundo o MEC, informações detalhadas sobre pagamentos e elegibilidade podem ser consultadas no aplicativo Jornada do Estudante e nos canais oficiais da Caixa Econômica Federal.
Por Agência Brasil
Comente sobre o post