A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (18), a indicação de Alanna Galdino para o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB). Ela ocupará a vaga deixada pela aposentadoria do conselheiro Arthur Cunha Lima.
Alanna é filha do deputado estadual e presidente da ALPB, Adriano Galdino (Republicanos). Durante o processo de escolha, outros nomes foram cogitados, mas a articulação do parlamentar garantiu que sua filha fosse a indicada.
A votação foi secreta e contou com 31 votos favoráveis, um voto contrário – do deputado Wallber Virgolino (PL) –, três ausências e uma abstenção, que foi do próprio Adriano Galdino.
Agora, a ALPB precisa publicar um decreto legislativo oficializando a nomeação. Depois disso, o governador João Azevêdo dará a palavra final sobre a posse da nova conselheira.
A escolha gerou polêmica por se tratar de um cargo vitalício com salário de quase R$ 40 mil mensais. Alanna Galdino é formada em Direito, mas não tem registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para comprovar o tempo de experiência necessário ao cargo, apresentou mais de 11 anos de vínculo comissionado na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado.
Comente sobre o post