Os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba voltam a abrilhantar a Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com a abertura da temporada 2025 nesta quinta-feira(27). Sob a regência do maestro Gustavo de Paco de Gea, este primeiro concerto oficial do ano começa às 20h30, com músicas dos compositores nordestinos Arimatéia de Melo e Dadá Malheiros, trecho da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck, e uma das mais conhecidas sinfonias de Berlioz. A entrada é gratuita.
Os músicos da OSPB vão abrir o concerto com a execução de “Dança dos Espíritos Abençoados”, apresentada no segundo ato de Orfeu e Eurídice, a ópera mais famosa do compositor alemão Christoph Willibald Gluck, reconhecido por realizar a transição entre a ópera barroca e a ópera clássica.
Logo após vem duas músicas de compositores brasileiros: “Lamento Nordestino”, do professor da UFPB, Arimatéia de Melo, e “Marcha da Vida (Abertura)”, do multi-instrumentista e maestro pernambucano Dadá Malheiros.
O encerramento deste concerto que abre a temporada da OSPB será com a mais emblemática peça do compositor francês Hector Berlioz, a “Sinfonia Fantástica”, com as canções Devaneios e Paixões, Um Baile, Cena Campestre, Marcha para o Cadafalso e Sonho de uma Noite de Sabá.
O regente
Natural de Buenos Aires, Argentina, Gustavo de Paco de Géa graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Após trabalhar alguns anos como docente e flautista nas orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba, em 1978, para ser professor do Curso Superior de Música com especialidade em Flauta Transversal. Na mesma época, foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros, integrado por professores da UFPB, apresentando-se em todo o país e no exterior.
Com assessoria
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica da Paraíba
1º Concerto Oficial da Temporada 2025
Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea
Dia: 27 de março (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Ingresso: Gratuito
Comente sobre o post