A Operação Lei Seca, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), intensificou as fiscalizações e autuou 458 condutores no mês de março. Desses, 213 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, enquanto 245 foram penalizados por outras infrações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
As blitzen ocorreram em avenidas estratégicas de João Pessoa, como Via Expressa Padre Zé, Edson Ramalho, Hilton Souto Maior e Epitácio Pessoa, além de cidades como Campina Grande, Cajazeiras, Cabedelo, Rio Tinto e Lucena. Durante a operação, foram aplicados 2.530 testes de etilômetro (bafômetro), resultando na remoção de 43 veículos para os pátios do Detran e na condução de quatro motoristas à delegacia.
As ações contaram com equipamentos como redutores de velocidade móveis, barreiras de sinalização retrátil, talonários eletrônicos e etilômetros, reforçando a fiscalização. O coordenador de Policiamento do Detran-PB, coronel Valterlins Dutra, destacou que a operação tem sido expandida para o interior do estado e seguirá sendo intensificada para coibir abusos no trânsito, principalmente a condução de veículos sob efeito de álcool.
Conforme o CTB, motoristas flagrados dirigindo embriagados estão sujeitos a multa de R$ 2.934,70, além da suspensão da CNH por um ano. Em caso de reincidência, a penalidade dobra e o condutor pode ter sua carteira cassada.
Comente sobre o post