A Paraíba contabilizou 43 mortes por Covid-19 entre janeiro e abril de 2025, segundo boletim divulgado nesta quarta-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Embora o estado tenha registrado queda geral nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), o coronavírus voltou a crescer entre os casos mais graves.
No total, foram 985 notificações de SRAG neste ano. Dessas, 150 amostras testaram positivo para o SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19. A faixa etária mais atingida é a de idosos com 60 anos ou mais, representando quase metade dos casos graves (49,33%). Crianças menores de 5 anos aparecem em seguida, com 28% dos registros.
As cidades de João Pessoa e Campina Grande concentram a maior parte das mortes por Covid-19 no estado, com 12 e 10 óbitos, respectivamente. No total, 17 municípios paraibanos já registraram mortes pela doença em 2025. Também foram identificados casos isolados de óbitos causados por outros vírus respiratórios, como Influenza A e Metapneumovírus. Doze mortes ainda estão sob investigação.
A chefe do Núcleo de Doenças Transmissíveis Agudas da SES, Fernanda Vieira, reforçou a importância da vacinação, especialmente entre os grupos de risco. “Mesmo com a redução na circulação de outros vírus respiratórios, o aumento da Covid-19 entre os casos graves mostra que manter a vacinação em dia é fundamental para evitar internações e óbitos”, destacou.
Segundo a SES, mais de 641 mil segundas doses e 540 mil terceiras doses da vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas em idosos com 60 anos ou mais.
Para reforçar a imunização da população, o governo estadual realiza neste sábado (12) o Dia D de vacinação. A mobilização inclui vacinas contra sarampo, gripe e HPV, com ações itinerantes em diversos municípios.
Comente sobre o post