A Paraíba promove neste sábado (12) o Dia D de Vacinação, uma mobilização estadual que acontece simultaneamente nos 223 municípios. O principal objetivo é ampliar o acesso às vacinas e reforçar a cobertura vacinal em grupos prioritários, especialmente diante da circulação de vírus respiratórios e doenças imunopreveníveis.
Em João Pessoa, a campanha concentra esforços na imunização contra a gripe (Influenza), HPV, dengue e também contra o sarampo, por meio da vacina tríplice viral. As doses estão disponíveis para diferentes faixas etárias: a vacina contra a dengue é destinada a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos; o HPV, para quem tem entre 9 e 19 anos; e a tríplice viral será aplicada em pessoas de 5 a 59 anos.
Já em Campina Grande, o foco será a vacinação contra a gripe e também a aplicação da tríplice viral, indicada para pessoas entre 1 e 59 anos.
Diversos pontos de vacinação estarão disponíveis durante todo o sábado em locais estratégicos, como shoppings, policlínicas, centros de imunização e Unidades de Saúde da Família (USFs), em horários estendidos para facilitar o acesso da população.
Quem pode se vacinar durante o Dia D: Idosos, crianças, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, portadores de doenças crônicas, profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, trabalhadores do transporte público, portuários, militares, população em situação de rua, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens sob medidas socioeducativas também fazem parte do público-alvo da campanha.
Locais de vacinação em João Pessoa:
-
Home Center Ferreira Costa – 8h às 16h
-
Shopping Sul – 10h às 16h
-
Shopping Tambiá – 9h às 16h
-
Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização – 8h às 12h
-
Unidades de Saúde da Família (USFs) – 8h às 12h
Locais de vacinação em Campina Grande:
-
Parque da Criança – 8h às 16h
-
Casa da Vacina – 8h às 20h
-
ISEA – 8h às 12h
-
SAE – 8h às 12h
-
Integração – 8h às 20h
-
UBSs, policlínicas e centros de atendimento – 8h às 12h
A orientação das autoridades de saúde é que as pessoas levem documento com foto e, se possível, o cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A mobilização busca proteger a população e evitar surtos de doenças imunopreveníveis.
Comente sobre o post