“Cinema Novo” é um filme-manifesto sobre a vigência de um movimento cinematográfico quase esquecido dos anos 1960, como define o diretor Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, em nota ao júri da edição de 2016, quando recebeu o prêmio Olho de Ouro (L’Oeil d’or) no Festival de Cannes.
O filme é um ensaio poético sobre o movimento que revolucionou o cinema brasileiro e reúne trechos de obras marcantes da época e depoimentos de seus principais expoentes, como Nelson Pereira do Santos, Leon Hirszman, Joaquim Pedro de Andrade, Ruy Guerra, Walter Lima Jr., Paulo César Saraceni e Glauber Rocha, pai do realizador.
“Senti necessidade de retornar às raízes cinematográficas do meu país, de olhar um pouco para a história do seu cinema e sua história política, para me perguntar por que faço cinema”, explicou Rocha em entrevista à AFP(Agencia Francesa de Imprensa) durante o festival.
O Cineclube Memorial (Av. Getúlio Vargas, 344 – Centro – Campina Grande/PB) tem a Coordenação Geral da professora Eneida Maracajá; Curadoria de Programação e Debates do professor Romero Azevêdo (membro da Academia Paraibana de Cinema); Assessoria técnica de mídias digitais e divulgação: Caio Márcio.
Lotação máxima: 45 lugares, disponibilidade dos assentos por ordem de chegada.
Participe de Cinema!
Comente sobre o post