A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) que as contas de energia terão a bandeira tarifária amarela no mês de maio. Isso significa que os consumidores vão pagar um valor extra de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Desde dezembro de 2024, as contas de luz estavam na bandeira verde, sem cobrança adicional, devido às boas condições de geração de energia no país. No entanto, com a chegada do período seco e a redução das chuvas, a previsão de geração pelas hidrelétricas piorou. Segundo a Aneel, isso pode aumentar o uso das termelétricas, que têm custo de produção mais alto.
De acordo com a Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias foi criado para alertar a população sobre os custos reais de produção de energia. A bandeira verde não traz acréscimos, mas, quando a bandeira amarela ou vermelha é acionada, o valor na conta de luz aumenta conforme o consumo.
A Aneel recomenda que os consumidores fiquem atentos ao uso de energia e busquem formas de economizar, especialmente durante o período de vigência da bandeira amarela.
Comente sobre o post