Mais de 15 milhões de pessoas já entregaram a declaração do Imposto de Renda até esta quinta-feira (24) e, desse total, 46% utilizaram a versão pré-preenchida, acessada por meio da conta Gov.br. O número representa crescimento em relação ao ano passado, quando 41% optaram pela mesma modalidade.
O sistema, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação, é mais seguro e facilita o processo de envio, reunindo informações que já estão nos bancos de dados da Receita Federal. Para usar a versão pré-preenchida, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro, além de ativar a verificação em duas etapas.
Com essa opção, o contribuinte tem acesso automático a dados como rendimentos, saldos bancários, investimentos, imóveis comprados, doações, contribuições para previdência privada, criptoativos e até contas no exterior. Também são preenchidas informações sobre atendimentos médicos, atividades imobiliárias e restituições anteriores.
Apesar da praticidade, é recomendado que o contribuinte tenha todos os documentos em mãos para checar se os dados estão corretos. Em caso de erro, é possível corrigir manualmente.
O uso da declaração pré-preenchida tem crescido nos últimos anos. Em 2022, representava apenas 7% das entregas. A expectativa da Receita Federal é que, neste ano, esse número chegue a mais de 26 milhões, o equivalente a 57% do total.
O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2025 vai até 30 de maio, às 23h59. Quem optar pela pré-preenchida e escolher o recebimento da restituição via Pix também pode ganhar prioridade no reembolso, junto a grupos que já têm preferência por lei, como idosos e professores.
Comente sobre o post