As articulações para a formação de uma federação entre Republicanos e MDB estão em andamento, mas o avanço das negociações na Paraíba depende de um alinhamento político do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) com a base do governador João Azevêdo (PSB). A sinalização partiu do Republicanos, que considera o apoio à atual gestão estadual uma condição para consolidar a aliança.
Na avaliação do partido, o MDB teria mais viabilidade para formar uma federação do que outras siglas com maior presença nacional, como União Brasil e Progressistas, cujas tentativas anteriores não avançaram devido a disputas regionais.
A possibilidade de união entre as duas legendas depende da adesão de lideranças locais a uma mesma estratégia política, especialmente mirando as eleições municipais de 2028. Apesar do interesse, ainda não houve conversas diretas com Veneziano sobre uma eventual reaproximação com a base governista.
O Republicanos acredita que, por ser um partido com estrutura mais limitada em comparação a outros, o MDB pode viabilizar uma federação com menos resistência nos estados, desde que haja entendimento com os grupos políticos locais aliados ao governo estadual.
Comente sobre o post