A Prefeitura de João Pessoa vai participar do “Dia D” de vacinação neste sábado (7), uma mobilização nacional que tem como objetivo ampliar o acesso à imunização, atualizar a caderneta de vacinas e proteger a população contra doenças como a gripe. Todas as Unidades de Saúde da Família, as Policlínicas Municipais e o Centro Municipal de Imunização vão funcionar das 8h às 12h, oferecendo todas as vacinas previstas no calendário oficial.
Além disso, os pontos móveis de vacinação nos shoppings (Home Center Ferreira Costa, Shopping Tambiá e Shopping Sul) funcionarão das 12h até o encerramento das atividades de cada local. A ação reforça a vacinação contra a gripe (Influenza), especialmente para crianças a partir de 6 meses, gestantes e idosos com mais de 60 anos, mas também é voltada à atualização da caderneta de toda a população — de crianças a idosos.
A campanha segue até o dia 31 de maio e tem como meta vacinar 90% do público-alvo em João Pessoa, o que representa mais de 217 mil pessoas. A vacinação é considerada a forma mais eficaz de evitar o agravamento de doenças e reduzir o número de internações.
O chefe da seção de Imunização da Prefeitura, Fernando Virgolino, explicou que o “Dia D” é uma oportunidade para que os profissionais de saúde analisem as vacinas que ainda faltam e apliquem as doses necessárias. Ele reforça que a vacina contra a gripe protege contra três variantes do vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), e pode evitar complicações graves como dificuldades respiratórias e até a morte.
Nos últimos anos, a cidade registrou uma grande movimentação de vacinação: foram mais de 284 mil doses aplicadas em 2021, 258 mil em 2022, 267 mil em 2023 e 180 mil em 2024. Só em 2025, desde o início da campanha, mais de 23 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza.
A situação das síndromes gripais em João Pessoa também é preocupante. Em 2024, mais de 53 mil casos foram registrados nas unidades de saúde da capital, com 1.174 casos graves e 64 mortes. Nos primeiros quatro meses de 2025, já são mais de 16 mil casos notificados, sendo quase 300 graves — dos quais 42% testaram positivo para algum vírus respiratório. Ao todo, 31 pessoas morreram em decorrência desses quadros.
Para participar da vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina e um documento que comprove a inclusão nos grupos prioritários, como declaração da empresa, carteira do conselho de classe ou laudo médico, no caso de pessoas com doenças crônicas.
As vacinas oferecidas no sábado incluem doses contra Influenza, Covid-19 (para crianças e grupos prioritários), HPV (de 9 a 19 anos), Dengue (de 10 a 14 anos) e atualização do calendário geral.
Por motivo de logística, três Unidades de Saúde da Família não estarão abertas neste Dia D: USF Jardim Planalto (DS 1), USF Maria de Nazaré (DS 2) e USF Cidade Verde (DS 3).
Comente sobre o post