Dados da Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) apontam que, entre janeiro e abril deste ano, foram aplicadas 206 multas a motoristas e motociclistas que desrespeitaram as normas de trânsito relacionadas ao uso das faixas exclusivas para bicicletas na capital.
Mesmo com uma malha cicloviária de mais de 121 km, a segurança dos ciclistas segue comprometida. O desgaste da sinalização nas vias, a presença irregular de veículos motorizados nas ciclofaixas e a falta de fiscalização contribuem para o risco de acidentes.
O número de ciclistas acidentados também preocupa. Segundo o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mais de 300 vítimas de acidentes envolvendo bicicletas foram atendidas em 2023. A tendência, segundo especialistas, é de crescimento nos casos, apesar dos dados atualizados de 2025 ainda não terem sido divulgados.
O trânsito da capital continua marcado por alta circulação de veículos: são mais de 300 mil carros e 140 mil motocicletas disputando espaço com os ciclistas nas vias da cidade. A ausência de infraestrutura adequada e respeito às normas de trânsito torna o uso da bicicleta uma opção arriscada, mesmo sendo um meio de transporte sustentável, econômico e saudável.
Comente sobre o post