O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) iniciou nesta terça-feira (13) o envio de notificações a aposentados e pensionistas que tiveram descontos associados a entidades em seus benefícios mensais. O alerta é feito exclusivamente por meio do aplicativo Meu INSS.
Para verificar se há descontos indevidos, é necessário baixar gratuitamente o aplicativo Meu INSS, disponível para sistemas Android (Google Play Store) e iOS (App Store). Após o download, o usuário deve criar uma conta com login e senha usando o CPF. A mesma senha permite acesso a outros serviços públicos integrados ao portal Gov.br.
Também é possível se cadastrar pelo internet banking de bancos credenciados, utilizando a opção “Entrar com seu banco”.
Como ativar as notificações no Meu INSS:
-
Acesse o aplicativo e clique no ícone de sino, no canto superior direito.
-
Selecione “Configurar Notificações”.
-
Ative a opção “Permitir notificações”.
O sistema envia dois tipos de mensagens:
-
Para quem não teve descontos:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício.” -
Para quem teve desconto identificado:
“Aviso importante para você: foi identificado desconto de entidade associativa no seu benefício. A partir de amanhã (14), você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135.”
Consulta e reembolso
A partir de quarta-feira (14), os beneficiários poderão consultar o nome da entidade responsável pelo desconto acessando o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, dentro do aplicativo. Caso o desconto não tenha sido autorizado, será possível solicitar a devolução dos valores diretamente pelo aplicativo, site do INSS ou telefone 135.
O INSS informou que, em breve, divulgará o passo a passo detalhado para o pedido de reembolso.
Comente sobre o post