A Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba realiza seu segundo concerto oficial da temporada 2025 nesta quinta-feira, 15 de maio, às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural. Sob a regência do maestro Luiz Carlos Durier, a apresentação terá como destaque o saxofonista Jaderson Tenório como solista. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos a partir das 19h, na bilheteria da Rampa 4, limitada a dois ingressos por pessoa.
O programa da noite reúne obras de compositores da França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos e Brasil, com uma combinação que promete surpreender o público: tango, jazz sinfônico, música impressionista e peças nacionalistas. A abertura fica por conta do “Tango Americano”, do compositor norte-americano John Alden Carpenter.
Na sequência, o público será conduzido pela atmosfera lírica e refinada do “Choral Varié para Saxofone Alto e Orquestra, Opus 55”, do francês Vincent d’Indy, interpretada neste concerto pelo saxofonista Jaderson Tenório.
“Estar como solista da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba no segundo concerto oficial me deixa muito honrado, além de ser uma realização como músico. As expectativas são as melhores, pois o repertório está muito bonito e possui alguns desafios para o saxofone, e é um marco na minha carreira profissional”, disse o músico pernambucano.
A música brasileira será representada neste concerto pelo “Batuque – Dança de Negros”, do cearense Alberto Nepomuceno. Outro ponto alto da noite será a execução da “Balada para Orquestra, Opus 33”, do compositor britânico Samuel Coleridge-Taylor. E encerrando o concerto, a orquestra apresentará “Três Danças Espanholas”, do espanhol Enrique Granados.
Para o maestro Luiz Carlos Durier, será uma noite especial. “O concerto abre com o Tango Americano de John Alden Carpenter, composto em 1920 originalmente para piano. O amor de Carpenter pelo elemento hispânico faz dessa obra um ícone celebrado e tocado em todo o mundo. Nessa versão para orquestra, a Jovem trabalhou para emocionar o público com toda dramaticidade do tango e tocar como estreia brasileira da versão sinfônica”, afirmou Durier.
Sobre Choral Varié para Saxofone Alto e Orquestra, o maestro explicou que o solista da noite toca um instrumento pouco usual num conjunto sinfônico. “A obra foi concebida de maneira bem integrada para solo de saxofone alto e orquestra, empregando à composição a forma de tema com variações. Vincent d’Indy entendeu bem o potencial expressivo e timbrístico do saxofone na orquestra moderna que passeia por estilo predominantemente impressionista”, destacou.
“A música brasileira é representada pelo Batuque – Dança de Negro, quarto movimento da Série Brasileira do compositor cearense Alberto Nepomuceno”, continuou Durier. “Um bonito exemplo de realismo musical, que impulsionou o nacionalismo brasileiro na arte musical, empregando material sonoro afro-brasileiro de grande relevância”.
Jaderson Tenório (saxofone) – Natural de Aliança, Pernambuco, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos na banda de música Sociedade Musical 15 de Agosto. Em 2015, integrou a Banda Sinfônica do CEMO como clarinetista. Como músico atuante da Orquestra Pernambucana de Clarinete, participou em 2018 do ClarinetFest na cidade de Osteend, na Bélgica.
Em 2021 concluiu o curso de Licenciatura em Música, com ênfase em clarinete, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). No mesmo ano, concluiu a pós-graduação em Educação Musical e Ensino de Artes pela Faculdade IBRA, de Minas Gerais. Atualmente cursa Bacharelado em Clarinete pela Universidade Federal de Pernambuco e é aluno do curso em extensão em Clarinete pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM).
Neste ano de 2025, atuou como solista na Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Pernambuco. Durante sua trajetória, participou de vários master class e atuou como monitor em bandas de música do interior de Pernambuco.
Atua como clarinetista na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (OSJPB); é professor de iniciação musical da Banda Cinco de Novembro (Revoltosa) e, como saxofonista, participa de shows com artistas renomados, grupos de câmara e grupos regionais.
Com assessoria
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba
2º Concerto Oficial da Temporada 2025
Regência: Maestro Luiz Carlos Durier
Solista: Jaderson Tenório (saxofone)
Dia: 15 de maio (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural
Entrada: Gratuita, mas é necessário retirar ingresso na bilheteria a partir das 19h
Comente sobre o post