O uso do celular durante a condução de veículos se tornou uma das principais ameaças à segurança no trânsito da Paraíba.
Segundo dados atualizados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), a infração ocupa o 3º lugar no ranking de irregularidades cometidas por motoristas no estado, ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da combinação entre direção e álcool.
Além do avanço dessa conduta perigosa, a Paraíba também se mantém em posição preocupante no cenário nacional, ocupando o 5º lugar entre os estados com maior índice de violência no trânsito em todo o Brasil.
A gerente de Educação no Trânsito do Detran-PB, Ariana Nogueira, alerta para os riscos invisíveis desse hábito, aparentemente banal:
“O tempo médio para digitar algo no celular enquanto dirige é de 8 segundos. A essa distração, a 80 km/h, o condutor percorre cerca de 177 metros sem olhar para a pista. É como dirigir vendado por quase dois campos de futebol.”
Os dados são alarmantes: entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024, o número de acidentes causados por uso de celular ao volante cresceu cerca de 50%. E as projeções do Detran indicam que esse índice deve aumentar ainda mais em 2025.
Diante do cenário, o órgão tem reforçado ações educativas e intensificado fiscalizações em todo o estado, buscando conscientizar motoristas, motociclistas e até ciclistas sobre os perigos do uso de aparelhos eletrônicos durante a condução.
Comente sobre o post