A campanha nacional de vacinação contra a gripe inicia, a partir desta segunda-feira (19), a imunização dos trabalhadores da saúde em hospitais públicos e privados de João Pessoa. Os primeiros a receberem a dose serão os profissionais dos hospitais Napoleão Laureano e Municipal Valentina.
A campanha segue até o dia 31 de maio e tem como meta vacinar ao menos 90% do público-alvo, composto por pessoas com maior risco de agravamento da Influenza. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B e pode ser aplicada junto a outras vacinas do calendário básico, como as doses contra Covid-19, Hepatite B, Tríplice Viral e dT.
Segundo o chefe da Seção de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, trabalhadores da saúde também podem procurar unidades de referência para atualizar a caderneta de vacinação com outros imunizantes destinados ao grupo.
A vacinação é recomendada especialmente para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, entre eles:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
-
Gestantes e puérperas;
-
Idosos com 60 anos ou mais;
-
Povos indígenas e quilombolas;
-
Pessoas em situação de rua;
-
Trabalhadores da saúde;
-
Professores;
-
Profissionais das forças armadas e de segurança;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
-
Trabalhadores portuários e dos Correios;
-
População privada de liberdade e agentes do sistema prisional;
-
Jovens sob medidas socioeducativas;
-
Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.
Para se vacinar, é necessário apresentar cartão de vacinação e documento que comprove vínculo com o grupo prioritário — como laudo médico, declaração da empresa, contracheque ou carteira de conselho profissional.
Comente sobre o post