A Receita Federal divulgou que o pagamento da restituição do Imposto de Renda será feito no próximo dia 30 de maio. Os primeiros lotes a serem pagos incluem os contribuintes prioritários, como idosos, pessoas com deficiência, professores e 2.375.076 contribuintes que optaram por utilizar a declaração pré-preenchida e escolheram o pagamento via Pix, mesmo que essa mudança não estivesse prevista na legislação anterior.
Para consultar a situação da restituição, os contribuintes podem acessar o site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. Além disso, a consulta também pode ser feita por meio do aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets. O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração.
Caso o contribuinte não esteja incluído neste primeiro lote, ele pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para consultar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de pagamento.
Comente sobre o post