Dezenove pacientes continuam recebendo acompanhamento médico ou ambulatorial após apresentarem infecções oculares decorrentes de um mutirão oftalmológico realizado na última quinta-feira (15), em um hospital de Campina Grande, localizado no Agreste da Paraíba. A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) informou que três pacientes seguem internados devido a complicações mais graves, enquanto os outros 16 estão sendo monitorados em regime ambulatorial, com acompanhamento clínico especializado.
A SES-PB também informou que os pacientes com sintomas mais leves seguem sendo acompanhados de forma diária por equipes médicas. A situação gerou preocupação e levou a Polícia Civil da Paraíba a abrir uma investigação para ouvir a equipe de profissionais de saúde envolvidos no procedimento. A Secretaria de Saúde estadual está apurando o caso e admitiu que medicamentos vencidos foram utilizados durante o mutirão, realizado por meio de contrato com uma empresa prestadora de serviços, com a qual o vínculo já foi encerrado.
De acordo com a SES-PB, o mutirão teve a participação de 64 pessoas e foi conduzido pela Fundação Rubens Dutra Segundo, contratada para a realização dos procedimentos. A empresa, no entanto, nega que medicamentos vencidos tenham sido utilizados, e garante que iniciou uma busca ativa para localizar os pacientes com sintomas.
O delegado Paulo Ênio, responsável pela investigação, afirmou que os depoimentos dos envolvidos serão oficialmente colhidos a partir da próxima semana. A situação gerou repercussão após o diretor do Hospital das Clínicas registrar um boletim de ocorrência, embora nenhuma das vítimas tenha procurado a polícia para formalizar queixas sobre infecções ou perda da visão.
Em um novo desenvolvimento, na quarta-feira (21), sete pacientes que haviam apresentado complicações após os procedimentos foram submetidos a novas intervenções. Ao todo, 29 pacientes relataram sintomas, variando de leves a graves. Seis pacientes passaram por cirurgias e um paciente foi submetido a uma lavagem da câmara anterior do olho. A Secretaria de Saúde informou que todos os procedimentos foram concluídos com sucesso.
Comente sobre o post