As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 começam nesta segunda-feira (26) e seguem até o dia 6 de junho, exclusivamente pela Página do Participante, no portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). O exame, que é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, também traz novidades neste ano.
Entre as mudanças, está o retorno da possibilidade de usar o Enem para certificação de conclusão do ensino médio. A opção é válida para quem tem 18 anos ou mais e indica essa finalidade no ato da inscrição. Esse recurso não era utilizado desde 2017, mas volta sem substituir o Encceja, que continuará oferecendo a certificação para jovens e adultos.
Outra novidade é a pré-inscrição automática para estudantes que estão cursando o 3º ano do ensino médio em 2025. Esses candidatos apenas precisarão acessar o sistema, confirmar os dados e escolher o idioma da prova de língua estrangeira — inglês ou espanhol.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, com exceção das cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde o exame ocorrerá nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece na capital paraense.
O Enem é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de uma redação em língua portuguesa. No primeiro dia, os candidatos responderão às provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que inclui Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (inglês ou espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação, além da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que abrange História, Geografia, Filosofia e Sociologia. A duração será de 5 horas e 30 minutos.
No segundo dia, as provas são de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com questões de Química, Física e Biologia, e de Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.
Quem enfrentar problemas logísticos, como falta de energia no local da prova, ou estiver com alguma doença infectocontagiosa listada no edital, poderá solicitar a reaplicação do exame. O prazo para o pedido vai de 17 a 21 de novembro, e as novas provas ocorrerão nos dias 16 e 17 de dezembro.
O Enem é utilizado para acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos), além de servir como critério para bolsas em instituições privadas e acesso a universidades em Portugal que têm acordo com o governo brasileiro.
Para se inscrever, o candidato deve acessar a Página do Participante, preencher corretamente os dados pessoais — como CPF e data de nascimento, conforme registrados na Receita Federal —, informar dados de perfil, escolher o idioma da prova de língua estrangeira e, se necessário, solicitar atendimento especializado. A inscrição será confirmada após o pagamento da taxa, cujo prazo vai até o dia 11 de junho.
Comente sobre o post