A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (3), a Operação Lídia, com o objetivo de combater a aquisição e distribuição de cédulas falsas na Paraíba. A ação é mais um esforço das autoridades para coibir crimes que comprometem a segurança do sistema monetário nacional.
Durante a operação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência de um investigado no município de Esperança, no Agreste paraibano. A ordem judicial foi expedida pela 16ª Vara Federal da Paraíba.
O suspeito poderá responder por introdução de moeda falsa em circulação, crime previsto no artigo 289, §1º, do Código Penal, cuja pena pode chegar a 12 anos de reclusão, além de multa.
A operação foi batizada de “Lídia”, em referência ao Reino da Lídia, onde surgiram as primeiras moedas da história da humanidade, destacando o simbolismo da ação no combate ao crime contra o sistema monetário.
A Polícia Federal segue com as investigações para identificar outros possíveis envolvidos e desarticular redes criminosas que atuam na falsificação e distribuição de cédulas no estado.
Comente sobre o post