A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a apreensão de dois lotes de medicamentos falsificados no Brasil. A decisão foi publicada nesta terça-feira (3) após a constatação de irregularidades que colocam em risco a saúde pública.
Um dos produtos é o Rybelsus, medicamento utilizado no tratamento de diabetes tipo 2, que teve o lote M088499 identificado como falso. De acordo com a Anvisa, este lote não foi fabricado pela empresa Novo Nordisk, configurando falsificação. O Rybelsus é um comprimido oral que contém semaglutida, indicado para controle dos níveis de glicose em adultos, sem a necessidade de aplicações injetáveis.
O outro medicamento falsificado é o Ofev, no lote 681522, da farmacêutica Boehringer Ingelheim do Brasil. Ofev é indicado para tratar e retardar a progressão da fibrose pulmonar idiopática (FPI) e da doença pulmonar intersticial associada à esclerose sistêmica (DPI-ES), também conhecida como esclerodermia.
A Anvisa alerta que consumidores e profissionais de saúde devem adquirir medicamentos somente em farmácias e estabelecimentos autorizados, sempre na embalagem original e com nota fiscal.
Em casos de suspeita de falsificação, é recomendado:
-
Não utilizar o medicamento;
-
Informar imediatamente à empresa detentora do registro para checar a autenticidade;
-
Comunicar a Anvisa pelos canais oficiais.
Para profissionais de saúde, a notificação deve ser feita pelo sistema Notivisa. Pacientes podem utilizar a Plataforma FalaBR.
Comente sobre o post