O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) cancelou, entre os dias 30 de maio e 2 de junho de 2025, 67.524 títulos de eleitor. Os cancelamentos atingiram cidadãos que deixaram de votar e não justificaram a ausência nas últimas três eleições consecutivas, conforme previsto na Resolução TSE nº 23.737/2024 e no Provimento nº 1/2025 da Corregedoria-Geral Eleitoral.
A ação acompanha um movimento nacional, que resultou no cancelamento de mais de 5 milhões de títulos em todo o Brasil, representando cerca de 3,17% do eleitorado.
Na Paraíba, o processo começou com a identificação de 71.029 eleitores em situação irregular. Apenas 2.829 regularizaram a situação dentro do prazo. Outros 282 títulos foram cancelados por motivos diversos, como registros de óbito. Além disso, 394 eleitores foram excluídos do cancelamento por se enquadrarem em situações previstas pela legislação eleitoral, como pessoas com mais de 70 anos, jovens entre 16 e 17 anos e analfabetos.
Com os ajustes, o número atual de eleitores aptos na Paraíba é de 3.221.729. Os dados estão disponíveis na página oficial de estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Como regularizar o título cancelado
Quem teve o título cancelado pode regularizar a situação de forma prática e segura pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TSE ou no portal do TRE-PB.
Para quem ainda não possui dados biométricos cadastrados, será necessário comparecer ao cartório eleitoral em até 30 dias após o pedido para coleta biométrica. Já os eleitores com biometria registrada podem concluir todo o processo online.
Como consultar a situação eleitoral
A situação cadastral do eleitor pode ser verificada com o número do título ou CPF no site do TSE. Estar com o título regular é essencial para votar nas eleições, assumir cargos públicos, renovar documentos oficiais e obter passaporte.
Comente sobre o post