A Paraíba e outros 11 estados brasileiros apresentaram aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas. Os dados são do boletim mais recente da Fiocruz, que acompanha semanalmente o avanço de vírus respiratórios no país.
O crescimento tem sido impulsionado principalmente pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e pela influenza A, com maior impacto entre crianças pequenas. A circulação do rinovírus, da Covid-19 e da influenza B também segue ativa, mas em menor escala.
Somente neste ano, mais de 110 mil casos de SRAG já foram registrados no país. Desses, mais da metade tiveram resultado positivo para algum vírus respiratório.
Além da Paraíba, os estados com tendência de alta nos casos são: Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e Sergipe. Apenas o Tocantins registrou queda significativa.
A Fundação reforça a importância da vacinação contra a gripe, especialmente entre crianças, idosos e pessoas com comorbidades. Também recomenda o uso de máscaras em ambientes fechados ou com aglomeração, além da etiqueta respiratória, como cobrir o rosto ao tossir ou espirrar e manter as mãos sempre higienizadas.
Comente sobre o post